Seis pessoas foram detidas pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Feira por suspeita dos crimes de burla e roubo a idosos no concelho de Santa Maria da Feira. Os bens em ouro usurpados aos idosos e apreendidos pela GNR totalizam um valor superior a 61 mil euros.
Corpo do artigo
A GNR explica que, no âmbito de uma investigação, que durava há cerca de um ano, por diversos crimes de burla e roubo a idosos, os militares da Guarda desmantelaram uma rede criminosa constituída por três homens de 36, 45 e 46 anos de idade e três mulheres com 33, 39 e 43 anos de idade.
Esta rede operava a partir da cidade da Marinha Grande e atuava em todo o território nacional, com maior incidência no interior norte.
No decorrer das diligências policiais “foi possível apurar que os suspeitos se apresentavam aos idosos, especialmente vulneráveis, como funcionários de diversas instituições públicas, sempre com o intuito de levar ao engano, subtraindo dinheiro e ouro”.
No decorrer da ação os militares da Guarda deram cumprimento a três mandados de busca domiciliária e três a veículos, que resultaram na apreensão de 27 anéis; 14 telemóveis; nove pares de brincos; nove fios; sete pulseira; seis crucifixos/pendentes; quatro viaturas; quatro medalhas; duas televisões; dois relógios; um cordão; uma aliança; uma pistola; uma caixa de munições e 1 800 euros em numerário.
Os detidos foram constituídos arguidos e permaneceram nas instalações da GNR até serem presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.
A operação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal (IC) do Comando Territorial de Aveiro, do Destacamento de Intervenção (DI) de Aveiro e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Marinha Grande.