A Polícia Judiciária de Braga deteve um irlandês suspeito de matar um compatriota, em Alicante, Espanha. O suspeito estava em fuga e era procurado não só em diversos países europeus, como no Médio Oriente e na Ásia.
Corpo do artigo
Jonny Smyth, de 26 anos, foi detido esta terça-feira, em Braga, na sequência de mandados de detenção europeu e internacional, emitidos pelas autoridades espanholas, por ser suspeito de matar um homem no ano passado.
John George, de 37 anos, desapareceu, em Espanha, em 14 de dezembro de 2024. O cadáver foi depois localizado em meados do mês de janeiro, numa zona agrícola, em Rojales.
Desde o início da investigação das autoridades espanholas que surgiram fortes indícios da existência do crime de homicídio, com ocultação de cadáver, e do envolvimento do suspeito em tais factos.
A localização e detenção de Jonny Smyth em Portugal foi agilizada com a pronta intervenção da Secção Especializada de Criminalidade Violenta do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público de Guimarães.
Em Espanha, foi detido um outro suspeito, pela coautoria dos mesmos crimes, homicídio e ocultação de cadáver. O assassinato teve uma grande repercussão pública em Espanha e também no Reino Unido, tendo sido amplamente difundido pela comunicação social dos dois países, com sucessivos pedidos e apelos de paradeiro e de localização.
O detido será presente ao Tribunal da Relação de Guimarães, tendo em vista apreciar-se a sua detenção e o pedido de extradição para Espanha, conforme anunciou ao final da manhã desta quarta-feira, a Direção Nacional da Polícia Judiciária.