Dono da "Bilbia Mt Engarsada" desiste de queixa por ameaças contra David GYT e Numeiro
O criador da popular página "Bilbia Mt Engarsada", que se queixou à GNR de Azeitão de ter sido ameaçado à porta de casa pelos youtubers David Soares e João Barbosa, mais conhecidos na Internet como David GYT e Numeiro, respetivamente, acabou por desistir da queixa meses depois das alegadas agressões verbais. Argumentando nunca mais ter sido coagido pelos dois influenciadores nem se ter voltado a cruzar com eles, o ofendido não desejou avançar com procedimento criminal pelo que não restou outra alternativa ao Ministério Público senão arquivar o processo.
Corpo do artigo
O caso remonta a 11 de janeiro de 2021 quando os dois youtubers, julgando saber quem era e onde vivia o autor da conta de Instagram "Analisador Traders", surpreenderam P. H. à porta de casa, em Azeitão (Setúbal). O objetivo seria coagi-lo a parar com as publicações relacionadas com alegados esquemas fraudulentos perpetrados pelos criadores de conteúdo. A página, com mais de 20 mil seguidores, dedicava-se a verificar informação sobre mercados financeiros difundida por vários influenciadores portugueses e David GYT e Numeiro eram dois dos visados pelo seu conteúdo.
Segundo a versão contada à GNR, dez dias depois dos factos, os dois youtubers acercaram-se da casa da vítima ao volante de um Porsche Panamera preto, tendo David GYT proferido várias ameaças, sugerindo que o homem, à data com 25 anos, "tinha de parar com o serviço de análise de produtos financeiros". No entanto, o ofendido era, na verdade, o dono da conhecida conta de humor "Bilbia Mt Engarsada", atualmente com mais de 760 mil seguidores, e que, à data, era "parceira" do projeto de análise, partilhando "com regularidade" os conteúdos da "Analisador Traders".
13503022
As alegadas agressões verbais chegaram a ser gravadas pela vítima, tendo sido, posterior e parcialmente, difundidas no Instagram da conta "Analisador Traders". No ficheiro áudio que disponibilizaram online, é possível ouvir os dois youtubers a confrontar a vítima, que nega a autoria da página. "A tua integridade é assim tão valiosa pelos 20 paus que eles [Analisador Traders] te pagam [para promoveres a página]?, "nós num instante pomo-nos em qualquer lado" ou "fica a mensagem dada" são, de seguida, algumas das expressões referidas.
No entanto, segundo o despacho do Departamento de Investigação e Ação Penal de Setúbal, a que o JN teve acesso, o Ministério Público acabaria por ordenar o arquivamento dos autos uma vez que, durante a fase de inquérito, o queixoso desistiu da queixa apresentada.
Uma vez que em causa estava o crime de ameaça, de natureza semipública em que, para que haja procedimento criminal, é necessária queixa, o Ministério Público ficou sem legitimidade para prosseguir com o inquérito.
Deu testemunho em reportagem da TVI
Na reportagem que a TVI exibiu em março de 2021 sobre como David GYT terá, alegadamente, faturado milhares à custa de clientes que perderam tudo, intitulada "O conto do vigário", o queixoso chegou a dar o seu testemunho, revelando que se sentiu "um bocado mal" durante dias após ser ameaçado pelo youtuber. No entanto, depois de ter feito queixa na polícia, garante ter ficado melhor e continuado "a viver normalmente".
13691520