Tiago Silva, natural de Oliveira de Azeméis, foi assassinado com um tiro na cabeça à frente da família. Espanhol confessou homicídio.
Corpo do artigo
Tiago Silva, um emigrante de 32 anos, natural de Oliveira de Azeméis, foi assassinado com um tiro na cabeça, à frente dos dois filhos menores e da mulher grávida, em Buzet-sur-Baïse, no Sul de França, onde vivia há dois anos. O homicida, um cidadão espanhol, assim como dois alegados cúmplices portugueses foram detidos pelas autoridades francesas e anteontem colocados em prisão preventiva. Na origem do crime está uma discussão numa festa familiar durante a qual a vítima empurrou o cidadão espanhol.
14802926
De acordo com informações recolhidas pelo JN, pouco passava da meia noite de segunda-feira quando Tiago Silva, a mulher, Ana de Oliveira, e os dois filhos regressavam da festa organizada por familiares da vítima, na aldeia de Tonneins, situada a poucos quilómetros de Buzet.
Quando a vítima saiu do carro, ao que tudo indica para abrir o portão da casa arrendada que habita há cerca de dois anos, foi alvejado com o tiro na cabeça. Mulher e filhos ainda estavam no interior do carro. Alertaram os socorros e as autoridades, mas já nada havia a fazer. O emigrante morreu no local.
Momentos antes, na festa onde se consumiram bebidas alcoólicas, gerou-se uma discussão entre um dos portugueses detidos e Tiago. Em causa estaria o alegado consumo de droga por parte deste último. O cidadão espanhol tentou travar a disputa e foi empurrado pela vítima. Foi embora com os dois portugueses enquanto Tiago se manteve em Tonneins mais uns minutos.
Segundo as autoridades francesas, o espanhol, de 31 anos, e os dois portugueses, de 22 e 27 anos, planearam então matar Tiago Silva. O espanhol foi a casa buscar uma caçadeira e foi para a porta da vivenda do emigrante de Oliveira de Azeméis, preparado para a emboscada. Quando a vítima chegou disparou para a cabeça e fugiu.
A Gendarmerie (equivalente em França à GNR) deteve o trio horas depois e levou-os para o Tribunal de Agen, onde o juiz de instrução criminal decidiu colocá-los em prisão preventiva. No interrogatório, sabe o JN, o cidadão espanhol confessou o crime, que começou por negar.
Pormenores
Autópsia
A autópsia ao corpo de Tiago Silva foi ontem realizada no Instituto de Medicina Legal de Agen. Ainda não é conhecida a data em que o corpo da vítima será trazido para Portugal.
Atirador solitário
De acordo com a investigação, apenas o cidadão espanhol se deslocou à aldeia da vítima para a assassinar com um tiro de caçadeira, mas planeou o homicídio com os dois outros suspeitos.
Sem convite
Os dois portugueses que estarão na origem do conflito durante a festa familiar não tinham sido convidados para o convívio.