Os jogadores de futebol Telmo Lopes, de 29 anos, e Diogo Carvalho, de 27, negaram esta segunda-feira, no Tribunal de Trancoso, terem agredido o árbitro Cláudio Durães em pleno jogo do campeonato distrital da Guarda. Começaram a ser julgados pelo crime de ofensa à integridade física qualificada que prevê penas até quatro anos de prisão.
Corpo do artigo
A 30 de maio do ano passado, já no final da temporada, quando o clube de Vila Franca das Naves, Trancoso, defrontava os vizinhos do Desportivo de Gouveia, nem 15 minutos depois do início da partida, o árbitro exibiu cartão vermelho a Telmo Lopes que não aceitou a ordem e respondeu com um murro no pescoço do árbitro. Ato contínuo, Diogo Carvalho também pontapeou a vítima e o jogo acabou logo ali, descreve a acusação.
O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Guarda suspendeu os dois atletas por 18 e 24 meses, em resposta ao recurso da decisão que propunha castigos mais prolongados. Telmo Lopes já cumpriu a pena mas Diogo ainda continua impedido de participar em jogos de futebol.
Defesa queria vídeo fora do processo
À data dos acontecimentos, as redes sociais publicaram um vídeo que rapidamente se tornou viral por documentar a agressão ao árbitro Cláudio Durães de 34 anos. No arranque do julgamento, a defesa invocou nulidade da prova audiovisual para requerer a sua retirada do processo.
O advogado João Figueiredo justificou que o vídeo não podia ter sido feito por falta da competente autorização e que, agora, em audiência, não deverá ser admitido e valorado como prova, dado que havendo público, seria sempre possível fazer prova testemunhal dos acontecimentos. O Tribunal indeferiu a pretensão alegando que o vídeo comprova o crime e que a recolha está a coberto da exclusão de ilicitude.
Os arguidos apresentaram uma estratégia diferente. Telmo Lopes garantiu que apenas empurrou o árbitro, mas negou que lhe tenha dado um murro. Já Diogo Carvalho não só rejeitou que tenha pontapeado o queixoso, como disse que tinha sido o co-arguido a fazê-lo. A sentença ficou marcada para a próxima terça-feira.