A Unidade de Ação Fiscal da GNR anunciou, esta segunda-feira, a apreensão de 1,6 toneladas de tabaco, na sequência de uma operação desenrolada em Faro e Vila Nova de Gaia
Corpo do artigo
As oito buscas realizadas pela GNR, através dos destacamentos de Faro e do Porto, culminaram uma investigação que decorria há cerca de um ano, relacionada com o contrabando de tabaco triturado e de folha de tabaco. Foram detidos quatro suspeitos, estando em causa uma fraude em impostos superior a um milhão de euros.
Além das 1,65 toneladas de tabaco, foram apreendidos 815 cigarros manufaturados, 69 maços sem selo fiscal, 40 máquinas de triturar tabaco, 9195 euros em dinheiro e outro material relacionado com a atividade criminosa.
A folha de tabaco era adquirida em Espanha, para depois ser triturada e embalada para ser comercializada "no mercado paralelo a preços muito inferiores aos praticados no mercado nacional", adiantou a GNR.
Os detidos, com idades entre os 40 e os 56 anos, foram indiciados por crimes de introdução fraudulenta no consumo, associação criminosa tributária e fraude fiscal. Ficaram sujeitos a apresentações periódicas às autoridades.