A GNR apreendeu cerca de quatro quilogramas de meixão em estado juvenil, avaliado em 5700 euros, no rio Ave, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Esposende, explica que a apreensão ocorreu "no âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal" de meixão.
"Os militares da Guarda detetaram um indivíduo, de 38 anos, com 3,8 quilos desta espécie que utilizava vários utensílios de pesca e redes para a sua captura que, devido às características, são extremamente lesivas à fauna existente. O material utilizado na captura e o meixão foram apreendidos, tendo sido devolvido ao seu habitat natural por se encontrar vivo", refere a GNR.
O suspeito foi constituído arguido, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.
A GNR alerta que "a enguia europeia ("Anguilla anguilla") que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie".