Dois homens, de 53 e 58 anos de idade, foram detidos por disparos de arma de fogo para a via pública e resistência e coação sobre polícias, em Lisboa. A partir de uma janela, dispararam uma caçadeira na direção de um grupo de adultos e crianças e, depois, injuriaram e resistiram à abordagem policial.
Corpo do artigo
O caso ocorreu ao final da tarde de segunda-feira, no Bairro da Boavista, em Benfica. Várias pessoas que estavam a confraternizar na via pública foram surpreendidas pelo som de um disparo. Olharam em redor e aperceberam-se de um homem à janela de um prédio de caçadeira em punho.
Pouco tempo depois, um outro homem assumou à mesma Janela e efetuou novo disparo na direção do grupo que, de imediato, alertou a PSP. Os polícias chegaram ao local e foram até à residência de onde tinham sido efetuados os disparos. Abordaram um dos suspeitos que, sem qualquer motivo, desatou a ameaçar e injuriar os polícias.
Face à reação do homem, os polícias avançaram para a sua algemagem. Porém, nas costas do suspeito surgiu um outro homem com uma caçadeira na mão, o que exigiu uma abordagem de alto risco aos polícias. "Confrontados com a elevada resistência de ambos, estando aqueles ainda na posse de uma arma de fogo, houve necessidade de recorrer a técnicas de restrição e de mãos livres, resultando assim na algemagem dos dois suspeitos", explica um comunicado da PSP.
Durante a ação foi apreendida uma caçadeira e 24 cartuchos, estando dois deles já deflagrados, "não restando dúvidas quanto à autoria dos factos, contribuindo ainda o testemunho de quem estava na via pública e que não teria dúvidas acerca de tal", acrescenta a mesma fonte.
Os detidos foram presentes a primeiro Interrogatório Judicial no Tribunal da Comarca de Lisboa, ficando o mais novo em prisão preventiva e o mais velho sujeito a apresentações semanais.