O mistério à volta do desaparecimento do casal de Leiria foi agora resolvido. A Polícia Judiciária de Leiria deteve, em colaboração com a PSP e a GNR, o marido, de 71 anos, suspeito de ter tentado matar a mulher, de 56, para além de a ter sequestrado e violentado.
Corpo do artigo
Após um dia e meio em que estiveram desaparecidos, Mário Francisco, engenheiro mecânico e Maria Jacinta, que haviam saído do Centro Comercial Leiria Shopping por volta das 00.30 horas, de sábado, e "não chegaram a casa", nem deram notícias, foram encontrados perto de Fátima.
De acordo com a Polícia Judiciária de Leiria, o marido está "fortemente indiciado pela prática de crimes de sequestro, detenção de armas proibidas, homicídio na forma tentada, coação, ameaças e violência doméstica".
A PJ explica ainda que "no desenvolvimento de conflito conjugal, a vítima foi privada da liberdade na madrugada do passado sábado, em Leiria, situação que se prolongou até ao início da tarde de ontem, domingo. Durante esse período de tempo foi sujeita a sucessivas práticas delituosas por parte do companheiro, em território nacional e em Espanha".
O alerta foi dado pelo filho do casal, David Francisco, primeiro através de uma denúncia na PSP de Leiria, no sábado de manhã, e depois através das redes sociais.
Maria Jacinta trabalha num restaurante do centro comercial, saiu com o marido após ter concluído as suas tarefas e, segundo os companheiros de trabalho, ouvidos pelo JN, "estava bem". Porém, no sábado de manhã, não apareceu no emprego, o que deixou "toda a gente preocupada". Uma preocupação que se agravou quando o filho se dirigiu ao estabelecimento para tentar saber da mãe. O gerente ainda tentou contactar telefonicamente com a funcionária mas ela "tinha o telemóvel desligado".
A PSP recolheu informações no centro comercial, tentou reconstituir os passos dados pelo casal após saírem do espaço, para despistar a eventual possibilidade de terem tido um acidente a caminho de casa, em Leiria, e acabaram por encontrar indícios que podiam levar à suspeita de um alegado "sequestro", pelo que passaram o caso para a Polícia Judiciária.
Ao mesmo tempo, o alerta lançado pelo filho foi-se espalhando pelas redes sociais, com partilhas que ultrapassaram as fronteiras nacionais.
Até que ontem, ao final da manhã, a GNR de Fátima foi alertada que Maria Jacinta estaria a caminhar, sozinha, na estrada que liga Fátima a Minde. Os guardas foram ao seu encontro, e, nas proximidades, encontraram também Mário Francisco. Estavam ambos "bem de saúde" e foram levados para o posto, onde foram ouvidos por inspetores da PJ de Leiria, que prenderam o marido.