Henrique Carvalho, o homem de 62 anos que matou a ex-mulher a tiro na localidade de Lalim, em Lamego, premeditou o homicídio.
Corpo do artigo
O desempregado, que mantinha animais domésticos em casa, deixou-lhes comida suficiente para vários dias, antes de sair de casa, no sábado de manhã, para abater a vítima. Previu que não iria voltar.
12522670
É convicção das autoridades e todos os sinais o indicam. Henrique Carvalho preparou ao pormenor a morte da ex-mulher. O homem sabia que Ana Maria Melo, de 56 anos, tinha de percorrer o caminho entre a casa dos pais, a habitação para onde a mulher foi viver depois do divórcio, e o trabalho.
12528277
Decidido em matá-la, escondeu-se no sábado de manhã, com a arma de fogo, no caminho onde tinha a certeza de a apanhar. Quando surgiu deu-lhe pelo menos cinco tiros e ainda chegou a alvejar na perna uma amiga da vítima, Alexandra Carvalho, 37 anos. A amiga teve de ser assistida no hospital, de onde entretanto já teve alta.
A emboscada indica que Henrique planeou a morte, mas o facto de ter deixado comida para vários dias aos cães também leva as autoridades a acreditar que o homem também pensou no pós homicídio. Este pormenor indica que o homem sabia que, depois de matar a ex-mulher, não poderia voltar para casa, sob pena de ser apanhado.
Embora a tese mais provável é que Henrique esteja escondido, com a eventual ajuda de terceiros, as autoridades não descartam a hipóteses de Henrique se ter suicidado pouco depois do homicídio.
A vítima vai esta quarta-feira a enterrar no cemitério local.