A PSP abriu um processo de inquérito disciplinar na sequência de uma ocorrência verificada na noite de quinta-feira, na Amadora.
Corpo do artigo
A decisão surge após a divulgação um vídeo onde é possível ver vários agentes a rodear um indivíduo no chão e a usar os bastões após este derrubar e tentar manietar um polícia.
Em comunicado, a PSP explica que fora alertada, "por diversos cidadãos, da ocorrência de um desacato entre diversas pessoas, aparentemente embriagadas, junto a um estabelecimento de restauração e bebidas localizado na Avenida do Brasil, Venda Nova, Amadora".
Chegados ao local, os polícias depararam-se com "um grupo de cidadãos bastante exaltados, ameaçando-se mutuamente e em incumprimento das regras em vigor aplicáveis à prevenção da propagação da pandemia por covid-19".
Os indivíduos não terão respeitado as "ordens de cessação das ameaças e de dispersão", obrigando uma intervenção policial que resultou na identificação e constituição de arguido de diversos cidadãos e na detenção de dois deles, por ameaças, injúrias e agressões aos policias.
Um vídeo amador que captou parte da intervenção foi divulgado nas redes sociais e chegou ao conhecimento da PSP. "Por o vídeo ter registado procedimentos do uso da força cuja conformidade legal e regulamentar urge apurar, foi instaurado um processo de inquérito disciplinar", explicou esta manhã a PSP.