O jogador de futebol Rafael Barbosa, que pertence aos quadros do Sporting, mas que esta época representou o Portimonense e o Paços de Ferreira, foi detido na madrugada de sábado, depois de se ter envolvido em confrontos com a GNR e ameaçado um militar.
Corpo do artigo
O caso ocorreu nas Festas do Junho, em Amarante, e o jovem terá de se apresentar no tribunal para responder pelo crime de ameaça e coação sobre funcionário.
Ao JN, Rafael Barbosa alega que tudo não passou de um mal-entendido, entretanto esclarecido junto das autoridades.
Tudo começou com uma rixa, pelas 6 horas, entre dois grupos que participavam nas festas populares que, todos os anos, têm lugar na cidade de Amarante. Entre os jovens envolvidos na luta estava o futebolista que, segundo apurou o JN, não acatou uma primeira ordem da GNR para colocar um ponto final nos confrontos e abandonar o local.
Seguiram-se novas indicações de dispersão, desta vez dadas por elementos do Pelotão de Intervenção, que foram novamente ignoradas. A GNR recorreu, então, à força para acabar com os tumultos.
Terá sido nesta altura que Rafael Barbosa ameaçou um dos guardas, resistiu à detenção e teve de ser arrastado até ao carro da Guarda, que o levou ao posto da Amarante.
Na mesma ocasião, a GNR também teve de usar a força para controlar os amigos do futebolista presentes no local e que apresentavam sinais de estarem alcoolizados.
Rafael Barbosa acabaria por ser libertado, depois de ter sido identificado e constituído arguido pelos guardas, mas ficou intimado para comparecer no tribunal, na manhã de amanhã.
Para o jovem médio, o caso não passou de um mal-entendido. "Estava apenas a separar uns amigos envolvidos numa confusão. Não fiz nada de mal e a situação já está esclarecida", referiu ao JN.
Com 23 anos, Rafael Barbosa é natural de Amarante, onde começou a dar os primeiros pontapés na bola. O talento demonstrado levou-o ao Boavista e, em 2008, ao Sporting. É com os leões que mantém contrato, apesar de, na época que terminou, ter sido emprestado ao Portimonense e ao Paços de Ferreira.