Rafael Silva está a cumprir pena de 25 anos na prisão de Paços de Ferreira. Caso aconteceu no hospital onde foi tratado a ferimentos sofridos na cadeia.
Corpo do artigo
Rafael Silva, um dos membros da "Máfia de Braga" condenados a 25 anos de prisão, por terem matado o empresário João Paulo Fernandes, tentou fugir após ter sido tratado no Hospital Padre Américo, em Penafiel. O antigo segurança de Emanuel Paulino (conhecido como Bruxo da Areosa) foi transportado àquela unidade hospitalar na sequência de agressões sofridas no interior da cadeia de Paços de Ferreira, onde está em reclusão.
Contactada pelo JN, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais refere "que um recluso do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira teve uma altercação com outro recluso, na sequência da qual foi, por precaução, deslocado a hospital do Serviço Nacional de Saúde". "No decurso desta deslocação intentou, sem qualquer sucesso, subtrair-se à vigilância dos guardas prisionais que o escoltavam", acrescenta fonte oficial.
11070071
O caso aconteceu anteontem e envolveu Rafael Silva. Depois de ter sido agredido, o elemento da "Máfia de Braga" foi observado pelo médico da cadeia que, perante as queixas do recluso, decidiu encaminhá-lo para a unidade hospitalar mais próxima. Já no Hospital Padre Américo, após ter sido assistido, o ex-segurança terá conseguido livrar-se das algemas em plástico e tentado a fuga. Contudo, foi rapidamente apanhado pelos guardas prisionais e voltou para cadeia de Paços de Ferreira.
Rafael Silva foi, juntamente com os irmãos Pedro, Adolfo e Manuel Bourbon e Emanuel Paulino, condenado a 25 anos de prisão por ter, em março de 2016, raptado e agredido João Paulo Rodrigues à frente da filha, de oito anos, na garagem do prédio do apartamento onde residia, em Lamaçães. O empresário também terá sido torturado e estrangulado pelos arguidos e o seu corpo dissolvido em ácido sulfúrico, num armazém, em Valongo.
11026953
Supremo mantém pena
Rafael Silva recorreu da pena aplicada, mas o Supremo Tribunal de Justiça manteve, em junho do ano passado, os 25 anos de prisão.
Raptou empresário
Foi Rafael, com a ajuda do Bruxo da Areosa, quem raptou o empresário e o levou, na mala do carro, para o armazém de Valongo.