Um jogador de futsal do Sporting e adepto do F. C. Porto foi alvo de ameaças e de uma espera por um grupo de "casuals" da claque No Name Boys (NN), afeta ao Benfica.
Corpo do artigo
Os suspeitos, entretanto detidos numa operação da PSP, esperaram por Fernando Cardinal em Alvalade, insultaram-no, ameaçaram-no e desafiaram-no para uma luta. A chegada da Polícia frustrou as intenções do grupo, que se viu forçado a abandonar o local.
O caso foi investigado no âmbito do inquérito-crime sobre as atividades do grupo e aconteceu no final da tarde de 9 de junho de 2019. O Benfica tinha acabado de vencer o terceiro jogo da final de futsal com o Sporting e estava apenas a uma vitória de ser campeão. Os jogadores verde e brancos deslocaram-se da Luz para o Pavilhão João Rocha, onde receberam cuidados médicos. À medida que iam sendo tratados, os atletas saíam para o Estádio de Alvalade, onde tinham as viaturas particulares.
Quando Cardinal e outros três jogadores assomaram à porta do pavilhão, logo surgiram quatro elementos dos "casuals" dos NN em três ou quatro viaturas. O alvo foi logo reconhecido. "Olha o Cardinal! Filho da p...! Já vais ver, vamos já aí!", gritou um deles, enquanto iam no seu encalço. Os atletas refugiaram-se no interior do multidesportivo.
Já à porta do pavilhão, os arguidos voltaram à carga. "Anda cá para fora! Mano a mano. Só eu e tu, ninguém se mete!", berrou o mesmo suspeito.
Cardinal não aceitou o repto. O NN persistiu nos insultos e nas ameaças: "És um porco, és um filho da p..., metes nojo. Vem aqui, mano a mano. Sei onde é que tu moras, nas (...). Grava a minha cara, o mundo dá a volta e eu vou-te apanhar; o melhor é saíres de Lisboa! Lembras-te daquela outra situação, no Infante Sagres? Eu não me esqueço!".
PSP evitou o pior
Segundo o Ministério Público, a chegada de um agente da PSP ali de serviço forçou a que os suspeitos abandonassem o local sem conseguirem enfrentar Fernando Cardinal.
A 25 de junho deste ano, a PSP de Lisboa desencadeou a Operação Sem Rosto. Ao todo, foram detidos sete elementos dos NN, um dos quais por posse de arma proibida. Os outros seis estão indiciados dos crimes de tentativa de homicídio, roubos, danos, furtos e ofensas à integridade física qualificada.
Jogador de topo
Portista assumido
Natural do Bairro do Aleixo, Cardinal assinou pelo Sporting em 2009, mas nunca escondeu o amor pelo F. C. Porto.
Liderar os Super
Em abril de 2011, foi filmado a entrar no Estádio da Luz na primeira fila dos Super Dragões. Nesse jogo contra o Benfica, o F. C. Porto de Villas Boas sagrar-se-ia campeão nacional.
Falta para ir à final
Em maio de 2011, terá faltado a um treino do Sporting para ir à final da Liga Europa, em Dublin, entre F.C. Porto e Braga. O atleta garante que tinha autorização do treinador, mas que este, depois, deu o dito por não dito. Foi dispensado.