Cinco membros de um grupo que será responsável por uma série de assaltos, à mão armada, de bancos no Centro e no Sul do país foram detidos, na Grande Lisboa, pela Unidade Nacional Contra Terrorismo, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária. Outros quatro assaltantes tinham sido detidos dias antes pela PJ.
Corpo do artigo
Segundo a Polícia, "o grupo criminoso vinha atuando desde agosto de 2024, cometendo roubos a agências bancárias, nas regiões do sul e centro do país, e em Lisboa, tendo-se locupletado com avultadas somas de dinheiro".
Após as primeiras quatro detenções, a 6 deste mês, a PJ fez nova investida dez dias depois, na última segunda-feira, detendo outros cinco.
Os nove detidos foram ouvidos em tribunal, tendo três deles ficado em prisão preventiva, enquanto os outros seis, dois homens e quatro mulheres, foram sujeitos a medidas de coação não privativas da liberdade.
Os detidos são suspeitos de, durante e após os roubos, terem cometido sequestros, violência física e branqueamento de capitais.
A PJ diz ainda que apreendeu ao grupo um "vasto acervo probatório", armas de fogo, 11 viaturas, um motociclo, computadores, equipamentos de telecomunicações e cerca de 20 mil euros em dinheiro.
O inquérito-crime é dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Santarém.