PJ encontrou pistola-metralhadora e 3,5 quilos de heroína em esconderijo de carro
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na madrugada de terça-feira, um homem, de 44 anos, suspeito de tráfico de armas e de droga, no Porto. A detenção ocorreu no âmbito da operação "Iberia Invicta", inserida numa investigação que decorre há cerca de três anos. O carro em que seguia tinha esconderijo onde foram encontradas várias armas, incluindo uma pistola-metralhadora Mini Uzi e quase 3,5 quilos de heroína.
Corpo do artigo
A operação foi desencadeada no âmbito de um inquérito, iniciado há cerca de três anos, que visava investigar os negócios ilícitos efetuados no domínio do tráfico de psicotrópicos entre cidadãos portugueses e espanhóis e a detenção ocorreu após diligências desenvolvidas pela Diretoria do Norte da PJ quando "foram detetados movimentações suspeitas que indiciavam uma transação de produtos ilícitos, tendo os investigadores abordado um dos visados".
Quando efetuavam uma busca ao veículo em que seguia, os inspetores descobriram "um sofisticado esconderijo, criado propositadamente para o transporte de substâncias ilegais". Onde estava uma grande quantidade de droga e várias armas de fogo de elevado calibre.
Foram encontrados dois revólveres, uma pistola de 9 mm com silenciador e uma pistola-metralhadora Mini Uzi com carregador, centenas de munições, quase 3,5 quilos de heroína de elevada pureza, 20 quilos de substâncias de corte, uma balança de precisão e cerca de 18 mil euros em dinheiro.
No seguimento das diligências, foram ainda apreendidos mais 4 mil euros, dois automóveis e diverso material de prova relevante para a investigação.
O detido deverá ser ouvido esta quarta-feira no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.