Militar pensou que pistola seguiria para abate, mas agente ligou a armeiro cúmplice no sentido de a vender.
Corpo do artigo
O agente da PSP detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real na "Operação Ibéria", que desfez uma rede de 52 indivíduos ligados ao tráfico de armas e apreendeu centenas de pistolas e armamento de guerra, foi apanhado numa escuta a negociar com cúmplices uma arma entregue para abate por um militar da GNR. Basílio Monteiro e os restantes 13 arguidos detidos continuam a ser interrogados no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde a maioria manteve o silêncio.
12927097
O responsável pelo núcleo de armas e explosivos da PSP de Chaves não tinha receio de falar ao telefone com os armeiros a quem fornecia armas que lhe chegavam ao abrigo do programa especial de entrega voluntária. De acordo com informações recolhidas pelo JN, numa dessas conversas, Basílio Monteiro propõe ao cúmplice a venda de uma arma de calibre 6.35 milímetros, que acabara de receber de um "colega" da GNR.
Noutras escutas, são referidas as contrapartidas monetárias que receberia pelo desvio das armas destinadas ao abate. Também foi apanhado a receber pedidos de verificação ou alteração de documentos em legalizações de armas. Noutra situação, um alegado traficante de armas foi apanhado a explicar a um cliente que tinha um amigo na PSP capaz de arranjar munições da própria P SP.
As escutas serviram para a PJ de Vila Real, com a colaboração do Departamento de Armas e Explosivos da PSP, avançar com a detenção de 52 pessoas, 14 delas suspeitas de tráfico de armas e os restantes de posse.
Estes últimos arguidos podem beneficiar da suspensão provisória do processo, caso colaborem.
Pormenores
Mundo do crime
Muitas das centenas de armas apreendidas pela PJ eram destinadas a indivíduos ligados ao mundo do crime violento, referenciados por roubos, tráfico de droga e agressões.
Armas de guerra
Entre o material apreendido, havia armas de guerra, incluindo sete G3, desviadas das Forças Armadas, várias Kalashnikov e pistolas metralhadoras. Também havia caçadeiras, armas transformadas e elétricas. Nas 200 buscas efetuadas também foram encontrados três quilos de canábis.