Fizeram seis roubos na rua, com violência, a pessoas na cidade de Braga, e acabam de ser condenados pelo tribunal local. José Nunes, 33 anos, de Paredes de Coura, apanhou oito anos de prisão efetiva, e Mónica Batista, 38 anos, de Braga, cinco anos, também efetivos.
Corpo do artigo
Vão ainda ter de pagar 11 500 euros aos ofendidos. O acórdão anota que são toxicodependentes, com cadastro por vários crimes, estando presos preventivamente.
Ao JN, o advogado João Ferreira Araújo, defensor do arguido, disse que “a pena é excessiva”, pelo que vai recorrer.
O Tribunal de Braga concluiu que, em maio de 2023, às 21h30, uma mulher cuja identidade não foi apurada, abordou António F., na ciclovia, ao passar no túnel da Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, convidando-o para ir para um local escuro, para relações sexuais. O visado recusou, e, aí, José abeirou-se dele e disse-lhe: “Bota cá a massa”... Agarrou-o pelo pescoço, deitou-o ao chão e tapou-lhe a boca. Então, a mulher, revistou-o, tirando-lhe 65 euros.
A seguir, Mónica abordou Maria F., na Rua André Soares, e, com um canivete, exigiu-lhe dinheiro. Acrescentou que “tinha Sida” e que, se ligasse à polícia, voltaria a abordá-la. Sacou-lhe 20 euros.
A 10 de maio, uma mulher abordou José Dias C., de 74 anos, junto ao Estádio 1.º de Maio, convidando-o para relações sexuais num apartamento no Largo S. João da Ponte. O homem recusou, e, aí, o José Nunes agarrou-o pelo pescoço e atirou-o ao chão, tirando-lhe a carteira, com documentos e 45 euros.
A 19 de maio, abordou Zulmira A., de 75 anos, na paragem do autocarro, no Largo São João da Ponte. Agarrou-lhe a bolsa, puxou-a com força, e fugiu.
Três dias após, às 06h10, atacou pelas costas Bruno S, na ecovia, junto ao “Altice Fórum”. Apertou-lhe o pescoço, fez-lhe uma “gravata”, derrubou-o e roubou-o.
Depois, a 24, abordou Valdelice V. , no Largo de Santa Justa, rasgando-lhe a bolsa, e levando um telemóvel e 30 euros.