Seis pessoas ficaram em prisão preventiva na consequência de uma ação de combate ao tráfico de estupefacientes levada a cabo, esta semana, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Oliveira de Azeméis.
Corpo do artigo
Um total de 17 pessoas, com idades compreendidas entre os 22 e 57 anos, foram detidas pelo NIC por tráfico de produtos estupefacientes, nos concelhos de Aveiro e Porto.
Presentes a interrogatório judicial, seis dos suspeitos viram anunciada a medida de coação mais gravosa, ficando detidos em prisão preventiva.
Os restantes ficaram com medidas que passam por apresentações periódicas às autoridades e termo de identidade e residência.
No âmbito da operação policial, relacionada com o tráfico de droga, os militares da Guarda realizaram várias diligências que culminaram com o cumprimento de 28 mandados de busca, 20 domiciliárias e oito em veículos, bem como no cumprimento de 12 mandados de detenção.
Na sequência da investigação, que decorria há cerca de um ano, foi possível apurar que o grupo de suspeitos se dedicava ao tráfico de estupefacientes na via pública, na zona de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Santa Maria da Feira.
Com esta ação, a GNR considera que desmantelou "uma rede com grande impacto criminal na zona Norte do distrito de Aveiro, a qual está também associada a crimes de furto".
Operação levou ao destacamento de 154 militares
Foram apreendidas 738 doses de haxixe; 130 doses de cocaína; 150 doses de heroína; quatro doses de MDMA; oito veículos; uma pistola de alarme; dois sabres; um bastão de borracha; 4 600 euros em numerário; e diverso material usado no embalamento e corte do produto estupefaciente e relacionado com a prática dos furtos.
Estiveram empenhados na operação 154 militares da estrutura de investigação criminal, serviço territorial e de intervenção, provenientes do Comando Territorial de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viseu e da Unidade de Intervenção da GNR.
A operação contou ainda com o apoio e colaboração de 50 elementos da PSP do Comando Distrital de Aveiro e Comando Metropolitano do Porto, das valências de investigação criminal, policial e Unidade Especial de Polícia.