A Brigada de Proteção Ambiental da PSP de Leiria apreendeu cinco cágados do Mediterrâneo e duas tartarugas da Florida num lago artificial de um restaurante em Leiria. Os animais serão devolvidos à natureza.
Corpo do artigo
O caso chegou ao conhecimento das autoridades através de um cliente do restaurante. O denunciante apercebeu-se de que eram espécies autóctones e exóticas detidas ilegalmente em cativeiro e alertou a PSP. Na segunda-feira, as autoridades foram ao local e confirmaram a veracidade da denúncia.
"No interior do lago encontravam-se cinco Cágados do Mediterrâneo, espécie autóctone, com o nome científico de Mauremys Leprosa e duas Tartarugas da Flórida, espécie exótica, com o nome científico de Pseudemys Peninsularis, sendo proibida a detenção de ambas as espécies em cativeiro", descreveu a PSP de Leiria.
As espécies foram encaminhadas para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Coimbra (ICNF), de onde serão devolvidos à natureza.
Em comunicado, "a PSP reitera o seu compromisso de promover todos os esforços dirigidos à proteção da fauna e flora, solicitando a colaboração de todos os cidadãos na denúncia de situações que ponham em causa o bem estar animal".