Casal sexagenário cobrava pela troca de contadores e foi detido. Grupo de burlões integrava mais quatro pessoas.
Corpo do artigo
Um casal, ele e ela ambos com 65 anos e residentes em Alcongosta, Fundão, foi detido por burlar mais de 50 idosos em Castelo Branco, Coimbra e Guarda. Os sexagenários faziam-se passar por funcionários da EDP e cobravam serviços por trocas de contadores e pelo consumo de eletricidade.
Outros dois homens, de 38 e 46 anos, também foram detidos por posse ilegal de arma, enquanto uma mulher de 43 anos e um jovem de 19 anos foram constituídos arguidos. Todos estavam envolvidos no esquema montada para burlar clientes da EDP.
Dinheiro e armas apreendidos nas buscas
A GNR de Castelo Branco esteve vários meses a investigar o caso e detetou cerca de 50 ocorrências e tentativas de burla. Em todas as situações, o casal apresentava-se à porta das vítimas alegando estar ao serviço da EDP.
Depois, cobrava por diversos serviços que dizia serem obrigatórios, nomeadamente a troca de contadores. Os burlões percorreram os distritos de Castelo Branco, Coimbra e Guarda para concretizar os crimes.
Nesta quarta-feira, a GNR realizou 13 mandados de busca, dez em viaturas e três em residências dos suspeitos, e apreendeu 5250 euros em dinheiro, uma arma de calibre 6.35 mm, 115 munições e dois automóveis.
Na mesma operação, que contou com o reforço dos militares da Unidade de Intervenção, dos Destacamentos Territoriais do Comando Territorial de Castelo Branco e do Destacamento de Intervenção de Castelo Branco, foram detidas as três pessoas que, nesta quinta-feira, serão interrogados no Tribunal Judicial do Fundão.