Homem terá asfixiado a mulher e enforcou-se, no Bairro de Santiago, em Aveiro. A vizinhança garante que o casal tinha muitas discussões.
Corpo do artigo
As discussões eram frequentes e testemunhadas, muitas vezes, pela vizinhança. Mas nunca ninguém pensou que a relação de Filipe Vinagre, de 44 anos, e de Carla Pereira, de 39, terminasse em tragédia. Na segunda-feira à tarde, após mais um conflito, o homem terá assassinado a mulher, enforcando-se de seguida com uma corda, numa garagem do Bairro de Santiago, em Aveiro, onde viviam. Os dois cadáveres foram descobertos por um vizinho, cerca das 17 horas.
13859631
Palmira Carvalho, moradora do bairro, estava a estacionar o carro, às 15.20 horas, quando viu Carla Pereira, de capacete na cabeça, a entrar na garagem que tinha arrendado com o marido, há cerca de um ano, na Rua de Águeda. "Ia com a motorizada pela mão. Entretanto, veio o marido a correr pelo passeio. Ela entrou na garagem, ele entrou atrás dela e ouviu-se logo ela a gritar para ele a largar", conta Palmira, ao JN.
Segundo a mesma testemunha, Filipe fechou o portão da garagem com o pé. "Abre a porta, quero a porta aberta", gritava Carla. "De repente, ela deu um grito muito forte e não se ouviu mais nada. Foi quando eu me cheguei ao portão e lhes disse para terem calma e se entenderem, que já tinham idade para ter juízo. Mas ninguém me respondeu", conta Palmira, que decidiu abandonar o local, por ter uma consulta médica.
À hora de fecho desta edição, ainda não era claro como Filipe assassinara a mulher, apesar dos relatos de que a teria esmurrado e, depois, asfixiado. O certo é que, a seguir, se enforcou.
Quando Palmira regressou ao local, estranhou a chave do portão da garagem do casal continuar na fechadura, do lado de fora. Nesse momento, juntou-se outro vizinho, que bateu ao portão. "Ninguém respondeu e o meu vizinho abriu-o. Foi quando os viu. Ela estava deitada no chão e ele pendurado, enforcado. Eu não tive coragem de ver. Ligámos logo às autoridades", explica Palmira.
Carla e Filipe eram ambos operários fabris, apesar de ele fazer biscates, como sapateiro, na referida garagem. Tinham quatro filhos - três do sexo masculino e uma menina, de 6 anos. A mulher tinha um quinto filho, de um relacionamento anterior.
Queixas anteriores
As autoridades têm registo de queixas de Carla contra Filipe por violência doméstica. Segundo um vizinho, Filipe queixava-se do contrário: de ser a mulher quem lhe batia.
Discussões
Os vizinhos dizem que as discussões do casal eram habituais. "Aqui na garagem eram a qualquer hora do dia e da noite", afiança uma moradora.