Revista de Imprensa: Embaixada no Paquistão trava vistos já aprovados pela AIMA
O consulado de Portugal em Islamabad recusou a emissão de vistos a familiares de imigrantes, com base na avaliação de critérios já validados pela AIMA, como a habitação ou os meios de subsistência, revela o "Expresso".
Corpo do artigo
Governo reforça garantia pública para jovens com 350 milhões
A garantia pública criada para ajudar os jovens na compra de habitação própria permanente vai ser reforçada com mais 350 milhões de euros, para dar resposta à forte adesão registada desde que entrou em vigor no início deste ano, avança o "Negócios". Criada com 1000 milhões de euros, a que se juntaram, desde logo, 200 milhões adicionais, nove meses volvidos desde o lançamento desta medida que permite o financiamento do imóvel a 100% pelo sistema financeiro, o Governo disponibiliza agora mais 350 milhões, elevando o total para 1550 milhões de euros.
Burlas no homebanking estão cada vez mais perigosas
Nos últimos dois anos, a Polícia Judiciária abriu 2181 inquéritos relativos a situações de phishing, 509 deles através do homebanking, escreve o "Público". Estes casos incluem uma nova técnica, conhecida como pharming, que surge da junção da palavra farming (plantação/cultura, neste caso, de software malicioso instalado no computador, telemóvel ou tablet) com phishing, em que os hackers acedem a informações pessoais e confidenciais em momento prévio, as quais poderão ser utilizadas quando o cliente aceder ocasionalmente ao serviço de banca online, no computador ou telemóvel. Ao acederem às contas dos clientes dos bancos, os hackers conseguem movimentar dinheiro através de contas de passagem, designadas de money mules (mulas monetárias), coordenando depois a rápida saída de dinheiro para outras contas no estrangeiro.
Embaixada lusa no Paquistão trava reagrupamentos familiares aprovados pela AIMA
O consulado de Portugal em Islamabad recusou a emissão de vistos a familiares de imigrantes, com base na avaliação de critérios já validados pela AIMA, como a habitação ou os meios de subsistência, assinala, o Expresso. Na fase de recurso os documentos do processo de reagrupamento são reanalisados, mas a decisão mantém-se. O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ao semanário os casos e explica que são uma forma de "acautelar dúvidas sobre a idoneidade dos requerentes".
PJ investiga casa de luxo de secretário de Estado da Agricultura
A Polícia Judiciária de Leiria está a investigar a casa de luxo, na Golegã, que está em nome da de uma empresa do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, a Quadradoaometro - Consultores de Engenharia, que detém a meias com a mulher, com a qual é casado em comunhão de adquiridos. A casa de luxo está integrada num empreendimento de agroturismo localizado no centro da Golegã. A investigação da PJ a este imóvel está inserida num inquérito onde estão a ser analisados os negócios das empresas do secretário de Estado da Agricultura, estando em causa suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, refere o "Correio da Manhã".