Um homem foi detido pela PSP da Marinha Grande após agredir a ex-companheira com grande violência. Esganou-a com as mãos e depois esfaqueou-a no couro cabeludo e nas mãos. Foi apresentado a tribunal, mas ficou em liberdade apenas sujeito a uma apresentação semanal à PSP e impedido de contactar com a vítima.
Corpo do artigo
Em 2024, o suspeito já tinha ameçado e agredido fisicamente a ex-companheira por várias vezes. A situação foi escalando até, no dia 18 de janeiro, culminar numa violenta agressão. Agarrou a mulher, atirou-a para o chão e apertou-lhe o pescoço com as duas mãos até aquela se sentir asfixiada. Depois, "agarrou numa faca de cozinha e espetou-a várias vezes no couro cabeludo e não mãos da vítima", descreve o Ministério Público de Leiria.
Numa nota, a mesma fonte considera que o arguido "agiu com o propósito de provocar sofrimento, humilhação e vergonha na vítima, atentando contra a sua dignidade, numa postura de prevalência e de dominação, provocando assim mau estar psicológico na mesma".
Livre apesar do perigo de continuidade da atividade criminosa
O caso chegou ao conhecimento das autoridades que, a 26 de janeiro, avançaram para a sua detenção por violência doméstica agravada. Foi apresentado esta terça-feira a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Leiria. Apesar de verificada a existência de perigo de continuidade de atividade criminosa, o juiz deteminou que aguardasse os trâmites do processo em liberdade.
Ficou proibido de contactar por qualquer meio com a vítima, de frequentar ou permanecer na residência ou local de trabalho dela e sujeito a apresentação semanal no posto da entidade policial. A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Pombal, com a coadjuvação da PSP da Marinha Grande.