A Polícia Judiciária (PJ) de Braga, em colaboração com a GNR, deteve, esta terça-feira, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos entre os dias 16 de junho e 6 de julho, em várias freguesias dos concelhos de Fafe e de Guimarães.
Corpo do artigo
Os incêndios em causa aconteceram durante a noite, nas freguesias de Arões, Cepães e Infantas, causando, segundo o comunicado da PJ, alerta entre a população local e consumido vários hectares de floresta. Esta situação já tinha acontecido em anos anteriores.
As diligências efetuadas pelas duas forças policiais permitiram identificar um homem, de 20 anos, que, durante a noite, se movimentava de mota por estradas secundárias, no meio da floresta, ateando fogos. Os locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, num terreno de difícil acesso, entrecortado por zonas habitacionais e edifícios industriais.
O presumível incendiário será presente a juiz, esta quarta-feira, para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.