Buscas

Seis detidos por fraude de 7 milhões em esquema de fuga ao Fisco

Seis detidos por fraude de 7 milhões em esquema de fuga ao Fisco

A Unidade de Ação Fiscal da GNR e a Direção de Finanças do Porto estão a realizar cerca de 150 buscas em todo o país para desmantelar um esquema de fuga ao Fisco. Há seis detidos.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, pelo menos duas grandes marcas nacionais de comércio alimentar grossistas estão a ser visadas nas buscas, realizadas pela GNR e Fisco sob orientação do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto.

Em causa estará um esquema de faturas fictícias, que permitiu a vários empresários adquirir mercadoria aos grossistas sem IVA. Ao que o JN conseguiu apurar, a rede internacional, encabeçada por dois cidadãos paquistaneses, compraria várias mercadorias a estabelecimentos grossistas nacionais. Depois, revendia as mercadorias às mesmas unidades a preços abaixo de custo, pois apropriava-se ilegalmente do valor do IVA.

Os empresários que montaram o esquema terão criado diversas empresas tanto em Portugal como no estrangeiro na tentativa de dar alguma credibilidade contabilística ao esquema e assim enganar o Fisco português.

O Estado terá sido lesado em cerca de 7 milhões de euros.

As buscas envolvem 250 elementos e estão a decorrer por todo o país em vários estabelecimentos comerciais grossistas.

Há ainda sete buscas a decorrer em Espanha em colaboração com a Europol.

Outras Notícias