O Azeméis Gran-Plaza, o maior centro comercial de Oliveira de Azeméis "só deverá começar a ser construído no último semestre do próximo ano, revelou, ao Jornal de Notícias, Carlos Martins, presidente da Martifer, a empresa promotora do investimento.
Corpo do artigo
"Havia condições locais para avançarmos até ao final deste ano, mas a situação actual do mercado impede-nos de começarmos este ano com a obra", acrescenta o empresário.
Na base do adiamento "está a saída do país dos fundos de investimento imobiliário que iriam apostar no centro comercial" e, também, "o facto da empresa âncora do Gran-Plaza, os franceses da Auchan, detentores do hipermercado Jumbo, terem reduzido os investimentos em Portugal, pedindo tempo para reavaliar o projecto", explica Carlos Martins.
Apesar destes contratempos, a Martifer conta iniciar a obra no final do próximo ano, "desde que a conjuntura económica o permita", refere o empresário. A obra demorará 16 meses a ser feita, devendo estar concluída em 2012.
O Azeméis Gran-Plaza fica localizado no centro da cidade, junto a uma das principais rotundas. Segundo informações da Martifer, ocupará 6200 metros quadrados, distribuídos por dois pisos. Terá cerca de 30 lojas, zona de restauração, duas salas de cinema, uma Loja do Cidadão e um posto de combustível. Vai criar 250 postos de trabalho. O projecto, da autoria do arquitecto Vítor Martins, está orçado em 15 milhões de euros.
"Queremos fazer um centro comercial de conveniência, um espaço acolhedor, à medida de uma cidade média, que funcione como um ponto de encontro ao longo do dia dos oliveirenses", enquadra Carlos Martins. A ideia "é fugir a cópias dos grandes centros comerciais, sempre com as mesmas lojas e com as mesmas marcas".
O centro comercial de Oliveira de Azeméis é o quarto da Martifer, depois dos construídos em Paços de Ferreira, Porto e Tavira.