Sintra

Dez bombeiros dos Voluntários de Queluz infetados com covid-19

Dez bombeiros dos Voluntários de Queluz infetados com covid-19

Dez bombeiros, incluindo o comandante, dos Voluntários de Queluz testaram positivo para covid-19. Estão em isolamento social, assintomáticos ou com poucas queixas.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Queluz, Hugo Neves, é um dos 10 operacionais infetados com covid-19 naquela corporação do concelho de Sintra.

"Confirmo que também estou infetado. Assintomático, com apenas queixas discretas, que neste momento não geram qualquer preocupação", disse Hugo Neves, em entrevista à RTP3, esta segunda-feira de manhã.

Primeiros sintomas foram detetados na quarta e quinta-feira, numa equipa de emergência pré-hospitalar", disse Hugo Neves. Os bombeiros foram todos testados no sábado de manhã. Dos 120 homens e mulheres da corporação, 10 acusaram positivo para a covid-19.

"Prestamos serviço numa cidade saturada. Fazemos mais de uma dezena de transportes de doentes infetados por dia", disse Hugo Neves. "Não sabemos como terá ocorrido o contágio", admitiu o comandante da corporação de Queluz.

Com 2564 casos de covid-19 registados desde o início da pandemia, em março, Sintra é um dos concelhos do país mais afetados pelo novo coronavírus.

Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, revelados no domingo à tarde, com referência à meia-noite de sábado, a covid-19 infetou mais de 40 mil pessoas e causou pelo menos 1543 mortos desde que foi detetada, a 2 de março.

A Região de Lisboa e Vale do Tejo é a mais afetada nas últimas semanas, somando a esmagadora maioria dos novos contágios.