Um incêndio numa associação recreativa em Tondela fez pelo menos oito mortos e 38 feridos.
Corpo do artigo
O fogo deflagrou pelas 20.51 horas, na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela. Um incêndio numa salamandra que se propagou rapidamente matou oito pessoas e fez 38 feridos (10 em estado grave, entre eles um menor).
9046670
Das oito vítimas mortais, quatro - três homens e uma mulher - viviam em Vila Nova da Rainha, localidade que está em estado de choque. O mais novo com 56 anos e os restantes na casa dos 60. As restantes vítimas mortais são de fora da povoação.
9047422
O encontro desta noite era um convívio anual muito popular na zona, que se realizava já há anos.
9047134
A associação estava cheia, animada por um torneio de sueca. Aos participantes, juntaram-se os adeptos de futebol para assistir ao jogo entre Braga-Benfica.
A associação "é muito ativa e está no centro desta comunidade", lembrou José António Jesus, presidente da Câmara Municipal de Tondela. É um dos pontos de encontro da união de freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha. Não admira, por isso, que em dia de torneio de sueca e de jogo de futebol estivessem cerca de 60 pessoas na sede.
Fogo, fumo e pânico
Os primeiros relatos apontam para uma ignição na salamandra, instalada no piso superior. "O teto do primeiro andar foi atingido pelas chamas. A propagação foi muito rápida, gerou muito fumo e uma grande concentração de monóxido de carbono", assinalou o autarca, consternado por mais uma tragédia no concelho, que acontece três meses depois dos fogos florestais de outubro e que mataram várias pessoas no município.
O que se seguiu foram momentos de pânico que culminaram em tragédia, com pessoas que foram pisadas, e outras em aflição para tentar abrir uma porta que estava fechada.
Feridos transportados para vários hospitais
9046656
Ainda assim, as chamas foram extintas em cerca de uma hora, tendo sido mobilizados 168 operacionais. Três helicópteros do INEM e da Força Aérea Portuguesa seguiram para o estádio do Tondela para garantir o rápido transporte dos feridos.