A DECO actualizou, esta quarta-feira, os resultados dos testes aos descodificadores para a Televisão Digital Terrestre (TDT), e concluiu que a imagem tem qualidade "mesmo quando as caixas estão ligadas a televisores convencionais".
Corpo do artigo
Dos 32 equipamentos analisados nos novos testes, a DECO não recomenda cinco devido aos níveis de consumo de energia em 'stand-by'.
"As caixas descodificadoras são essenciais para que os televisores mais antigos (não compatíveis com a norma MPEG4) possam receber a TDT, e terão que ser adquiridos por todas as pessoas que apenas recebem os quatro canais de televisão emitidos em sinal aberto", indica a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
De acordo com a DECO, existem caixas no mercado à venda a partir de 40 euros e na ferramenta de preços existente na página Internet da entidade é possível ter acesso a toda a informação sobre os diferentes descodificadores e o seu preço.
A substituição definitiva das transmissões analógicas pelas digitais acontecerá até 26 de Abril de 2012, no Continente e regiões autónomas.
Quem não tiver televisão por subscrição (cabo, fibra ótica, satélite ou IPTV), terá de comprar um televisor novo, com o sistema MPEG4, ou comprar um descodificador de sinal para cada televisor, à venda a partir de 35 euros.
A introdução da TDT em Portugal foi concessionada em concurso público à Portugal Telecom, que já garantiu a cobertura de 87% do território português, sendo os restantes 13% assegurados por satélite.