1976. Data memorável para o jazz português: a gravação de "Malpertuis", de Rão Kyao, é a primeira feita por músicos portugueses. Nos EUA eram editados discos de jazz desde 1917.
Corpo do artigo
Trinta e cinco anos depois há uma história do jazz em Portugal para contar. História essa que não começa em 76, mas muitos anos antes, nas décadas de 30 e 40, associada à militância anti-regime.
A RTP2 conta essa história numa série televisiva documental que se estreia no dia 1 de Maio, perto da meia-noite. O trabalho é da autoria de Rui Neves - director do programa "Jazz em Agosto", na Gulbenkian -, e a realização de Paulo Seabra.
Em 10 episódios de meia hora é retratada a evolução deste género musical no campo sócio-cultural do país através de entrevistas e diversos materiais - capas de álbuns, fotografias e vídeos de arquivo.
À série "aTensãoJAZZ" acrescente-se a edição de um livro onde estão compiladas as entrevistas e a documentação reunida; uma colecção de vinte títulos essenciais do jazz português e a edição em DVD da série, depois de terminada. A festa do "Jazz em Agosto", promovida pela Gulbenkian, regressa, entretanto, ao anfiteatro ao ar livre, com uma programação exigente de que se destaca a homenagem a Cecil Taylor.