Investimento em publicidade caiu 15% em 2009 mas já mostra tendência de crescimento
Os investimentos publicitários registaram uma queda de quase 15 por cento no ano passado mas o mercado já está a registar uma tendência de crescimento, avançou à Lusa o presidente do Omnicom Media Group.
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"Os dados definitivos do mercado mostram uma queda [do investimento em publicidade] de 14,9 por cento", afirmou Luís Mergulhão, ressalvando, no entanto, que "no quarto trimestre houve um crescimento de 5 por cento".
Uma tendência que o responsável garante ser "muito consistente" até porque "a inversão da tendência de queda já se verifica desde Julho do ano passado".
Apesar de, no ano passado, os anunciantes terem investido menos 120 milhões de euros em televisão, rádio, imprensa e cinema (a Internet conseguiu aumentar o seu valor em 15 por cento) do que em 2008, a queda foi atenuada, conseguindo-se mesmo registar um crescimento nos últimos meses do ano.
A televisão, que absorve normalmente metade do investimento total em publicidade, cresceu 10 por cento desde Outubro.
No total, o valor investido pelas marcas e empresas em campanhas publicitárias durante o ano passado somou 680 milhões de euros.
A tendência de inverter a queda do investimento dos últimos dois anos acompanha a registada pelo consumo privado que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), apresentou uma ligeira recuperação do segundo para o terceiro trimestre.
"Isto mostra que o investimento publicitário não está associado às expectativas dos empresários para a economia, como é costume pensar-se, mas sim ao consumo", sublinhou Luís Mergulhão.
O cenário que se revela em Portugal "é uma tendência que se regista também nos Estados Unidos e na Europa", assegura o responsável, sublinhando que "quer na Europa quer nos EUA já há sinais de retoma" da economia e da publicidade.
"Claro que ainda estamos longe de chegar aos níveis anteriores [à crise económica dos últimos dois anos] porque as quedas foram muito grandes, mas a tendência está a inverter-se", concluiu.