
Concurso decidiu que Israel pode participar na Eurovisão
Foto: Fabrice Coffrini/AFP
Mais de 12 mil pessoas assinaram uma petição pública que exige a retirada da RTP e de Portugal da Eurovisão depois da decisão de manter Israel no concurso.
"Esta postura é inaceitável perante a contínua catástrofe humanitária e ofensiva militar na Faixa de Gaza, e perante os escândalos de manipulação de voto que mancharam a edição de 2025 em Basileia, comprovando a incapacidade da organização (EBU/UER) em travar a politização do evento", lê-se no texto da petição lançada a 5 de dezembro.
"Face à gravidade da situação humanitária, à manipulação comprovada dos resultados como ferramenta de propaganda e à vergonhosa posição de apoio manifestada pelo voto português, exigimos que a RTP anuncie a não-participação de Portugal na Eurovisão 2026. Portugal deve corrigir o erro do seu voto e juntar-se ao bloco de países, como a Espanha, que se recusam a branquear a situação. É imperativo defender a dignidade dos artistas nacionais, o respeito pelo Direito Internacional e a génese do próprio festival. Criada em 1956 para promover a paz e a união entre os povos num pós-guerra, a Eurovisão não pode servir de palco para normalizar a guerra", remata o texto da iniciativa pública.
Israel vai poder participar no Festival Eurovisão da Canção 2026, marcado para maio, na Áustria, caso assim entenda, segundo uma decisão durante a assembleia-geral da União Europeia de Radiodifusão (UER), a decorrer na Suíça. Espanha, Irlanda, Países Baixos e Eslovénia anunciaram o boicote ao festival. Porém, a RTP confirmou que Portugal vai manter-se na competição.
O Festival Eurovisão da Canção é organizado pela UER em cooperação com operadores públicos de mais de 35 países, entre os quais a RTP. O concurso realiza-se anualmente desde 1956 e já houve países excluídos, caso da Bielorrússia, em 2021, após a reeleição do presidente Aleksandr Lukashenko, e da Rússia, em 2022, após a invasão da Ucrânia. Israel foi o primeiro país não europeu a poder participar, em 1973, e ganhou quatro vezes.

