A Sport TV, o canal português de desporto codificado voltou a garantir a transmissão dos jogos da liga milionária: até 2015 emitirá 128 jogos por ano. Por semana, um deles pelo menos envolverá sempre uma equipa portuguesa. Os 18 jogos em sinal aberto serão emitidos na TVI.
Corpo do artigo
A Sport TV voltou a ganhar o exclusivo dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões para o triénio 2012-2015, mantendo assim a emissão dos jogos da principal competição europeia em sinal codificado, que lhe pertence há quase 14 anos, desde 1998, data de estreia do canal de desporto em Portugal, e que este ano disputou com a empresa de Pais do Amaral.
O contrato com a UEFA prevê a transmissão de 128 jogos por ano pela Sport TV, ficando de fora apenas as 18 partidas a emitir em sinal aberto, cuja compra foi ganha pela TVI.
No acordo fechado com a instituição que gere o futebol europeu já se sabia que a transmissão dos jogos da Liga dos Campeões em sinal aberto tinha sido adquirida pela TVI a partir do final da presente época, ou seja, a partir de Agosto do próximo ano.
A TVI tem direito de opção de um jogo por semana (as partidas realizam-se às terças e quartas-feiras, quase sempre às 19.45 horas), à final da competição (habitualmente em meados de Maio) e à final da Supertaça (em que se enfrentam o vencedor da Liga dos Campeões e o da Liga Europa).
Para a Sport TV ficam as restantes partidas, podendo escolher o melhor dos 16 jogos do dia que a TVI deixar de fora e ainda outras três partidas por semana. Além disso, transmitirá em simultâneo com o canal da Media Capital as duas finais, da "Champions" e da Supertaça.
Como em 2012 Portugal tem direito, pelo ranking que actualmente ocupa, à entrada directa de dois clubes na Liga dos Campeões e ainda poderá ter um terceiro clube através das pré-eliminatórias da competição, isto significa que a TVI transmitirá sempre um dos jogos dos clubes nacionais e a Sport TV outro, ou até mesmo dois se Portugal conseguir o pleno.
Este é o terceiro contrato que a Sport TV (empresa detida a 50% pela Controlinveste, que é a dona do JN, DN e TSF, entre outras publicações) ganha na disputa directa a Pais do Amaral. O presidente não executivo da Media Capital (TVI), da qual possui 10%, concorreu através da WorldCom, uma outra empresa sua e do seu sócio americano, Nicolas Berggruen, aos direitos da Liga dos Campeões, do Grande Prémio de Fórmula 1 e do Moto GP (motociclismo).
Perdeu para a Sport TV os três contratos, cujos direitos queria juntar aos da Liga espanhola (adquiridos no ano passado, e através do empresário Rui Pedro Soares - ex-PT, protagonista do caso Face Oculta) para criar um canal de desporto concorrente à Sport TV.
A Sport TV é actualmente a única estação de desporto em Portugal. Tem mais de 600 mil clientes e quatro canais, com emissões diárias, com toda a sua programação em HD, uma capacidade quase inédita na Europa.