A equipa das quinas tem hoje, terça-feira, o último teste (15.30, TVI) antes do arranque do Mundial. Será a derradeira oportunidade para Queiroz efectuar experiências. O jogo frente a Moçambique marcará, ainda, o regresso de Pepe à competição.
Corpo do artigo
O seleccionador português surgiu sorridente na conferência de Imprensa de lançamento da partida de hoje, que terá como palco o Wanderers Stadium, em Joanesburgo, e deixou a ideia de que tem na cabeça o onze que as quinas apresentarão no primeiro desafio do Mundial, no próximo dia 15, frente à Costa do Marfim, em Port Elizabeth. Carlos Queiroz destacou que "as decisões estruturais estão tomadas". O treinador pretende, sobretudo, perceber os resultados do trabalho em altitude que a equipa tem desenvolvido desde que se juntou na Covilhã.
Naturalmente, há muito mais para avaliar. Desde logo, perceber se as grandes dúvidas estão desfeitas. Duda ou Coentrão na esquerda da defesa e Simão ou Nani no ataque. Nenhuma das questões parece preocupar Queiroz. A realidade, no entanto, é que esta será a última oportunidade para os jogadores marcarem pontos e, eventualmente, alterarem a ideia inicial do seleccionador. Carlos Queiroz pretende, sobretudo, "que a equipa jogue bem e marque golos". E, já agora, que "os jogadores namorem a bola", a controversa Jubulani.
Queiroz defendeu que Portugal deve apresentar "futebol espectáculo", mas, logicamente, sem perder a noção de que o mais importante é mesmo vencer. Ontem, o técnico esteve sempre sorridente, talvez devido à confirmação de que Pepe vai pela primeira vez a jogo, após a longa paragem motivada pela lesão sofrida em Dezembro, ao serviço do Real Madrid. "Sim, jogará alguns minutos, na segunda parte, quando a intensidade for menor".
Toni na ementa...
A conversa derivou, então, para a colaboração de Toni, treinador campeão pelo Benfica, com a Federação da Costa do Marfim. Queiroz manteve o sorriso e não perdeu muito tempo com o assunto. "É um profissional que está a fazer as suas funções. Também sei como pensa o treinador da Costa do Marfim. Nesta altura, há poucos segredos". O facto de Drogba estar em risco para o Mundial, também não merece especial significado: "Isso não muda nada".
... e Ronaldo também
Por último, sem perder a boa-disposição, Queiroz foi confrontado com o humor de Cristiano Ronaldo. Aparentemente, o craque terá deixado transparecer alguma tristeza. O técnico não acredita, como se percebe pela resposta: "Só se foi por ter perdido alguma partida de pingue-pongue". Mais a sério, o seleccionador destacou o facto de todos estarem concentrados na competição, que está quase a começar. E o último grande teste é mesmo hoje...