A Alemanha alcançou hoje, domingo, a primeira goleada no Mundial2010 de futebol e, com quatros golos sem resposta à Austrália, colocou-se no primeiro lugar do Grupo D, em igualdade com o Gana.
Corpo do artigo
Com três títulos no currículo (1954, 1974 e 1990), os alemães demonstraram um futebol de grande qualidade e enorme eficácia atacante, perante uma Austrália desastrada e também penalizada com a expulsão de Tim Cahill, aos 56 minutos.
Finalista derrotada em 2002 e terceira classificada em 2006 (derrotou Portugal na atribuição do posto), a Alemanha pareceu totalmente preparada para enfrentar com otimismo o torneio da África do Sul e nem a tenra idade dos seus jogadores (são a terceira seleção mais nova) retirou confiança ao seleccionador Joachim Low.
Ainda que em igualdade pontual com o Gana (venceu a Sérvia por 1-0), mas com melhor diferença de golos, a selecção de Joachim Low -- que fez a primeira goleada do torneio - nem precisou de acelerar muito para bater os "socceroos" e, aos oito minutos, Lucas Podolski, melhor jovem do Mundial da Alemanha, em 2006, festejava já o primeiro tento.
Claramente superiores, mais experientes -- apesar de serem a terceira selecção mais jovem da prova - e melhor preparados, os alemães foram criando oportunidades em catadupa e apenas não aumentaram de imediato o resultado porque o guarda-redes Mark Schwarzer, dos ingleses do Fulham, ia segurando a curta margem.
Aos 26 minutos, contudo, Miroslav Klose deu de cabeça a melhor resposta a um cruzamento de Philipp Lahm, da direita, e fez o seu 11.º golo em Mundiais, estando apenas a quatro da melhor marca de sempre, ainda na posse do brasileiro Ronaldo.
Este é, aliás, um dos objectivos anunciados por Klose: tornar-se o melhor marcador de sempre de fases finais ou, pelo menos, igualar o "bombardeiro" e seu compatriota Gerd Muller, que soma 14.
Na segunda parte, e já com a Austrália a jogar com menos um (Tim Cahill foi expulso aos 56 minutos, naquele que foi o primeiro cartão vermelho directo), Thomas Muller (68 minutos) e Cacau (70), acabado de entrar, dilataram o marcador de forma justa.
A Alemanha, que foi finalista derrotada em 2002 e terceira classificada em 2006 -- derrotando Portugal na "final de consolação" -, volta a jogar na sexta feira com a Sérvia, enquanto a Austrália defronta o Gana no sábado.