A época estival parece estar oficialmente aberta quando os Festivais de Verão começam. Tardes solarengas, palcos a perder de vista, óculos de sol, roupas reduzidas, cerveja, tendas, mochilas e muita música, num cenário de descontracção que só o Verão propícia. <br />
Corpo do artigo
De norte a sul do país, há festivais pensados para todos os públicos, mas são os cinco maiores que mais entusiasmam: Alive, Super Rock, Marés Vivas, Paredes de Coura e Sudoeste. Entre Julho e Agosto, serão o destino dos muitos festivaleiros que percorrem quilómetros de mochila às costas atraídos pelo cartaz ou apenas pelo ambiente.
O Alive marca o arranque da temporada no dia 9, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, com Metallica, The Prodigy e Dave Matthews Band a encabeçar os três dias de festival. Além do palco principal, há mais dois palcos onde se podem ouvir Tv on the Radio, The Ting Tings, Los Campesinos!, Os Pontos Negros, Linda Martini ou The Vicious Five.
No dia 11 o Alive divide as atenções com o primeiro acto do Super Rock, no Porto. Os Depeche Mode são os mais aguardados no Estádio do Bessa, num festival que, no fim-de-semana seguinte, desce até Lisboa para o segundo e último acto, com os The Killers actuar no Estádio do Restelo, dia 18. Nesta altura chega também ao fim o Marés Vivas, na praia do Cabedelo, em Gaia, depois de três dias em que passarão pelo palco bandas distintas como Kaiser Chiefs, Scorpions ou Colbie Caillat.
Entre 29 e 1 de Agosto, é altura de apontar baterias para Paredes de Coura, mais precisamente para a Praia Fluvial do Tabuão. Os Nine Inch Nails são uma das bandas mais aguardadas, num cartaz que conta com Franz Ferdinand, Peaches, Patrick Wolf ou Jarvis Cocker.
A contrastar com a paisagem verdejante de Paredes de Coura, a Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, recebe mais uma edição do Sudoeste a partir do dia 5, com a festa de recepção ao campista a servir de aperitivo aos quatro dias seguintes. Faith No More, Buraka Som Sistema, Mariza, Zero 7, Lily Allen ou Mad Caddies são algumas das propostas, num festival que aposta em ser cada vez mais diversificado.
Com um Verão que se faz de novidades, regressos e regressos muito aguardados, como os de Depeche Mode, Nine Inch Nails ou Faith No More, vale a pena pegar na tenda, nos chinelos e arrepiar caminho.
O JN já está pronto e vai trazer-lhe todas as novidades actualizadas diariamente, aqui, em www.jn.pt.