República Checa e Grécia são os primeiros apurados para os quartos de final do Euro 2012 e um dos países será adversário de Portugal, caso a equipa das quinas também chegue à próxima fase do Europeu.
Corpo do artigo
Surpresa quase total no Grupo A. A Rússia, que tinha espalhado bom futebol nos dois primeiros jogos, perdeu este sábado com a Grécia (1-0, golo de Karagounis) e foi eliminada do Europeu à custa da seleção treinada por Fernando Santos. Os helénicos asseguraram, assim, o segundo lugar do grupo, atrás da República Checa que, recorde-se, tinha sido cilindrada pelos russos na primeira jornada (4-1).
Mas os checos deram a volta por cima e, após o triunfo sobre a Grécia, venceram esta noite a anfitriã Polónia. Um golo bastou para garantir o primeiro posto do grupo à seleção de Michal Bílek.
Caso Portugal se apure no primeiro lugar do Grupo B, vai defrontar a Grécia na próxima sexta-feira, em Gdansk na Polónia, enquanto se ficar no segundo posto mede forças com a República Checa, na quinta-feira em Varsóvia.
Recorde-se que qualquer um destes adversários já provocou grandes desilusões às cores nacionais. No Euro 1996, a República Checa eliminou Portugal nos quartos de final com um golo de Poborsky, enquanto no Euro 2004 a equipa das quinas foi surpreendida pelos gregos no jogo de abertura e na final.