Artur Serra Araújo, 32 anos, realizador, responde ao "Flash Interview" do JN.<br />
Corpo do artigo
As previsões apontam para uma audiência média de 125 milhões de pessoas por jogo no Mundial. Quantos anos a produzir filmes portugueses seriam necessários para atingir este patamar?
Pelas minhas contas, se o Oliveira conseguir filmar dez filmes por ano, podemos atingir esse número em 8010…
John Travolta já está em Joanesburgo para puxar pela Austrália. Acha que está lá como Vincent Vega (Pulp Fiction) ou como Tony Manero (Saturday Night Fever)?
Vincent Vega. Em Joanesburgo dá jeito andar armado.
Zidane também já lá está a aplaudir a Argélia. Lembra-se onde estava no Mundial de 2006, quando ele perdeu a cabeça no peito de Marco Materazzi? O episódio dava um filme?
Estava de certeza colado ao ecrã a vibrar. Um filme? Dava um excelente: Este país não é para velhos.
A substituição de Nani por Ruben Amorim será o "suicídio encomendado" da Selecção?
O “suicídio encomendado” não tem tanta piada. O Queiroz é um mestre no humor negro.
E Queiroz, é um erro de casting ou a melhor escolha para um país tão queirosiano?
Sinceramente, acho que é uma boa escolha. O Eça e as suas “Farpas” tinham adorado conhecer o Queiroz. Tem é que voltar a deixar crescer o bigode.
O PSD quer aprovar legislação que permita facilitar o despedimento e a contratação de trabalhadores. Seria uma boa lei para aplicar ao futebol, em que as rescisões de contratos são sempre um problema?
As rescisões são um problema? Eu diria que são dispendiosas, mas no futebol o dinheiro nunca foi problema. Com algum engenho, até o Cristiano Ronaldo começa a receber o rendimento mínimo garantido.
Partilha o mesmo dilema dos portugueses: escolher a Selecção que vai apoiar quando Portugal for eliminado ou podemos ir até ao fim?
O Queiroz é o sexto seleccionador melhor pago em prova. Pela lógica, só tenho esse dilema lá para as meias-finais. Nessa altura escolho o mais fraco e penso que poderia ter sido Portugal.
Berlusconi chamou santo a Zapatero por - justificou - o primeiro-ministro espanhol ter sido abençoado pelo Papa. Será por isso que a Espanha está entre os favoritos no Mundial?
No dia em que o Zapatero for santo, é sinal que Berlusconi já é papa. Por enquanto, Deus é Brasileiro e este papa é Alemão... Ainda assim, com ou sem bênção da igreja, a Espanha é uma das favorita.
A Fifa vai atribuir 19.9 milhões de euros à Selecção vencedora. Acha que devia ser possível aos países endividados como Portugal vender a dívida à Selecção que ganhar o Mundial?
É perfeitamente possível, basta que a Alemanha vença o Mundial.
Assusta-o que as vuvuzelas possam muito bem substituir os martelos de S. João este ano?
Já tinha falado nisso e acho que nesta altura já é preferível começar a levar com as vuvuzelas na cabeça.