Gdansk é o principal porto marítimo da Polónia. A cidade foi fundada no século X e, desde então, esteve sob o domínio da Polónia, da Ordem Teutónica, da Prússia e, mais tarde, da Alemanha, período em que ficou conhecida como Danzig.
Corpo do artigo
Foi uma cidade-estado, com constituição, moeda e hino nacional até ao início da II Grande Guerra. Em 1945, regressou ao domínio polaco. Gdansk ficou conhecida como um dos ícones das revoluções de 1989, que culminaram com fim da Guerra-Fria.
Pontos de interesse: A maior parte das atracões turísticas de Gdansk concentra-se no centro histórico, perto da Rua Grande (Ulica Dluga) e do Mercado Grande (Dlugi Targ). O passeio pelas construções em estilo histórico termina na entrada da cidade e é conhecido como "Passeio Real", em referência ao antigo caminho dos cortejos dos reis. Centro da Fundação do "Solidariedade": Situado num "bunker" perto da estação de comboios, este museu está repleto de informações sobre a revolução que derrubou a ditadura polaca.
Fan Zone: Localizada perto das estações de autocarro e comboio, tem capacidade para 30 mil adeptos. A Fan Zone terá um ecrã gigante de 100m2 e estará aberta durante toda a competição.
Ficha do estádio
Inauguração: Julho de 2011
Assistência recorde: 34444 (Lechia Gdansk 1-1 Cracovia, a 14/08/2011)
Sobre: Casa do Lechia desde a época 2011/2012, a Arena Gdansk demorou dois anos e meio para ser construída. A parte de fora da arena multi-funcional é feita com 18 mil placas de policarbonato, em seis tons de âmbar, que dão um visual único ao estádio.
Jogos: 10/06 Espanha - Itália; 14/06 Espanha - República da Irlanda; 18/06 Croácia - Espanha; 22/06 Quartos-de-final
Equipa Local: KS Lechia Gdansk