Diogo Feio, 40 anos, deputado pelo PP na Assembleia da República, falou ao "Flash Interview" do JN.
Corpo do artigo
Superado o cabo das tormentas?
Sim, mas não convém entrar em euforias. O resultado foi muito bom, a equipa jogou ao nível que esperávamos. Mas a Coreia, no ranking do futebol mundial, está muitos furos abaixo de Portugal. Agora vêm os desafios grandes, como o Brasil, e, se tudo correr bem, as eliminatórias com equipas de qualidade superior.
O frasco de ketchup de Ronaldo quase não abriu, mas houve golos como cerejas. Portugal já salvou a honra, mesmo que não vá à final?
O objectivo mínimo estabelecido, que era passar a fase de grupos, aparentemente está quase conquistado. Temos um onze forte.
A goleada de ontem pode baralhar ainda mais o deputado comunista Bernardino Soares em relação à democracia da Coreia do Norte?
Acho que o meu amigo Bernardino Soares não tem qualquer dúvida sobre o lado de que está a selecção nacional. E esteve seguramente a sofrer e a vibrar com a vitória portuguesa.
O seleccionador coreano Kim Jong-hun confirmou que é o líder Kim Jong-il quem propõe as tácticas de jogo. Se Cavaco Silva fizesse o mesmo, Portugal teria ganho?
O professor Cavaco Silva é um homem cuja vida política é toda feita de vitórias - e vitórias em democracia. Mas à política o que é da política e ao futebol o que é do futebol. Apesar de todos termos um bocadinho de treinadores de bancada, prefiro que sejam os seleccionadores a ditarem as tácticas.
Os dois golos de Tiago - ontem na posição de Deco - deixam o mágico numa posição desconfortável para o próximo jogo?
Este jogo foi a demonstração de que não há insubstituíveis na selecção. Um Deco em boa forma dificilmente não estará no onze de Portugal. Acho até que há uma compatibilidade de jogo entre ele e Tiago.
O jogo com o Brasil, que só ganhou por 2-1 à Coreia do Norte, são favas contadas?
As contas em relação ao apuramento são bastante confortáveis, porque o primeiro critério de desempate é a média de golos. Portugal tem aí uma situação invejável
Fica satisfeito por Kaka já não poder jogar pelo Brasil?
Não. Nunca fico satisfeito por os adversários estarem diminuídos. Com ele, o jogo seria ainda mais interessante do que poderá vir a ser.