Goleada de Portugal foi o primeiro jogo transmitido em directo pela televisão norte-coreana
Cúmulo da decepção na Coreia do Norte, a goleada de Portugal foi o primeiro jogo do Mundial transmitido em directo pela televisão norte-coreana, segunda-feira à noite.
Corpo do artigo
Antes do jogo, o treinador norte-coreano, Kim Jong-hun, disse que a equipa iria dar o melhor para "apagar a mágoa de há 44 anos", quando a Coreia do Norte perdeu por 3-5 com Portugal, mas desta vez o resultado foi ainda pior: 0-7.
"A Televisão Central da Republica Democrática e Popular da Coreia (DPRK) nunca transmite em directo programas como os jogos do Mundial na Africa do Sul", realçou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, um dos raros órgãos de informação internacionais com correspondentes em Pyongyang.
"A transmissão em directo do jogo com Portugal demonstra que os cidadãos da DPRK adoram o futebol e que aquele jogo era importante para eles", acrescenta a Xinhua
Mesmo o jogo com o Brasil, em que a Coreia do Norte perdeu apenas por 1-2 e cuja exibição animou a selecção norte-coreana, só foi transmitido no dia seguinte.
"As duas equipas travaram um duelo equilibrado. Os jogadores da DPRK criaram boas oportunidades e mesmo depois de estarem a perder por dois golos nunca perderam a confiança", disse então a agência noticiosa oficial norte-coreana KCNA.
"Ao 88º minuto do jogo, Jong Ta Se passou a bola a Ji Yun Nan, que desferiu um poderoso remate para baliza da equipa rival, marcando um golo", acrescenta a KCNA, sem dizer explicitamente que a Coreia do Norte perdeu.
No final do jogo com Portugal - disse a Xinhua, num relato enviado de Pyongyang - um comentador da televisão local atribuiu a derrota com Portugal ao mau tempo, ao cansaço e à descoordenação entre os jogadores.