O seleccionador português, Carlos Queiroz, o "capitão" Cristiano Ronaldo, e o director desportivo da Federação, Carlos Godinho, estiveram com o líder histórico sul-africano Nelson Mandela.
Corpo do artigo
Numa curta nota divulgada hoje, quinta-feira, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), apenas se noticia o encontro "na sequência de um convite pessoal" de Mandela, antigo presidente sul-africano que recebeu a comitiva lusa "na sua residência de Joanesburgo".
Na quarta-feira, aqueles três representantes da selecção falharam o safari previsto, mas acabaram por se juntar ao restante grupo já no fim da aventura com animais selvagens.
A nota mostra uma foto do momento, com "Madiba", nome pelo qual Mandela é carinhosamente tratado no país, sentado numa poltrona e os três lusos em pé na sua retaguarda.
Nelson Rolihlahla Mandela foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, após o fim do "apartheid", regime de segregação racial.
Um lutador pela igualdade de direitos entre brancos e negros e defensor da harmonia, recebeu em 1993, juntamente com o presidente branco Frederik le Klerk, o Prémio Nobel da Paz "pelo seu trabalho pelo fim pacifico do regime do apartheid e por estabelecer os princípios de uma nova África do Sul democrática".