O presidente do Movimento dos Cidadãos por Gaia, Manuel Vieira Machado, apresentou, este domingo, a sua candidatura à Câmara local, garantindo que não governará "apenas para alguns mas para todos" os munícipes.
Corpo do artigo
"Não teremos que dar conta às sedes partidárias nem a interesses instalados ou que se pretendam instalar, porque o que nos move é exclusivamente projetar o município e os seus habitantes para que todos se sintam na sua própria casa", afirmou o candidato, no discurso que fez, este domingo, na sessão de apresentação da candidatura.
Em declarações à Lusa, o economista, de 64 anos, considerou que em Gaia existem "cidadãos de 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª", não sendo por acaso que decidiu apresentar-se como candidato na junta de freguesia de Crestuma.
Considerando existir uma grande discrepância entre o litoral e o interior de Gaia, Manuel Machado afirmou pretender "encontrar uma forma de motivar e identificar" os cidadãos das freguesias de Crestuma, Lever, Olival e Sandim.
"Gaia é um município que não tem identidade", disse, "a zona ribeirinha praticamente confunde-se com a Ribeira do Porto, mas se entrarmos no interior do município verificamos que a identidade de Crestuma, Lever, Sandim e Olival não tem nada a ver com a urbe".
Questionado sobre qual é a sua prioridade para o concelho, Manuel Vieira Machado apontou a dinamização da economia local, afirmando ser preciso "colocar a economia a funcionar", porque "os mais de 32 mil gaienses inscritos no centro de emprego não podem continuar de forma passiva".
No seu discurso, apontou a ética, a transparência, o rigor e a competência como "os quatros pilares" da candidatura.
Quanto ao rigor, adiantou, "significará que acabarão erros, omissões e obras a mais" e que "os orçamentos municipais serão reais e não virtuais".
Garantiu que, uma vez eleito, "em 2014 um milhão de euros será investido nos projetos mais votados pelos gaieneses", com quem conta participar para a elaboração dos orçamentos.
Manuel Vieira Machado ainda não reuniu as quatro mil assinaturas exigidas por lei para validar a candidatura, tendo em conta que esse processo "apenas começou há cerca de uma semana".
Sob o lema "Gaia para todos", a candidatura de Manuel Vieira Machado apenas apresentará candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal, porque o Movimento sente que "não tem dimensão para estar também nas freguesias".
Na corrida à presidência da Câmara de Gaia estão também o deputado Carlos Abreu Amorim (PSD), Eduardo Vítor (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE) e José Guilherme Aguiar, como independente.