<p>Mário Dormisnky, 55 anos, director do Fantasporto.</p>
Corpo do artigo
Espanha é a actual campeã do Mundo. É amanhã que Portugal volta para casa?
Poderá ser ou não. Neste Mundial não há equipas pré-vencedoras. Mesmo com equipas teoricamente mais fracas, tem havido resultados surpreendentes. Cada jogo é uma final; ganha quem tiver aquela pontinha de sorte. Espero que Portugal não volte já.
De qualquer forma, em 35 duelos ibéricos, Portugal perdeu 16 vezes e só ganhou sete. Nisto, a estatística vale alguma coisa?
Não vale nada, até porque Portugal tem feito um trabalho que faz com que já haja muitos jogadores portugueses em algumas das melhores equipas do mundo. O principal é o espírito de equipa e o balneário, o entendimento.
Se Portugal for eliminado, o Mundial acaba para si ou passa a torcer por quem?
Por ninguém. Aliás, este Mundial não tem levado a que o povo português tenha tido uma relação directa com a selecção como teve no tempo de Scolari
Tem a ver com o seleccionador?
Também, mas não só. Scolari era expansivo, Queiroz é racional. Mas tem sobretudo a ver com o momento que o país vive. Já não há multidões, já não há pessoas vestidas com as cores nacionais, não há bandeiras. As pessoas esmoreceram porque somos o oitavo país mais pobre da Europa. E isso fez-nos perder o gozo. Duvido que o nacionalismo esteja tão alto como esteve no passado.
A crise boicotou o Mundial?
Isso é um bom título! [risos]
Cristiano Ronaldo foi eleito três vezes o homem do jogo pela FIFA. Pareceu-lhe justo?
Num jogo apenas, não em todos. Tem sido mal aproveitado, está completamente isolado. O Fábio Coentrão e o Tiago, sem esquecer o Raul Meireles, têm sido os melhores.
O facto de Ronaldo ter colegas no Real Madrid poderá ser prejudicial por já lhe conhecerem os truques?
Não, até pode ser vantajoso. Nós temos jogadores em Espanha e conhecemo-los melhor. Isso facilita a táctica que se pode utilizar. E Queiroz é inteligente nesse aspecto.
Portugal é a única selecção que ainda não sofreu nenhum golo. Independentemente do que possa vir a acontecer, Eduardo já é a revelação desta selecção?
Foi a revelação do campeonato e é logicamente uma revelação para o mundo.