Paul está nas bocas do mundo na Alemanha. O polvo vidente do aquário de Oberhausen virou estrela planetária desde que arrancou o Campeonato do Mundo de futebol de 2010, na África do Sul. Tudo porque Paul, um molusco de dois anos, nascido em Inglaterra, tem acertado sempre nos resultados da selecção alemã. E contra a Argentina, nos quartos-de-final, o polvo previu novo sucesso da Alemanha.
Corpo do artigo
E como é que Paul anuncia ao mundo as suas previsões? É simples. Antes de cada jogo da selecção germânica são colocados no aquário dois recipientes com comida, colocados segundo a ordem do jogo da FIFA, em que a única coisa que os diferencia são as bandeiras - um leva a da Alemanha e o outro o da equipa adversária. Depois, cabe a Paul decidir qual abre para comer, facto que servido para indicar o vencedor do jogo, como revelou Tanja Munzig, relações públicas do aquário de Oberhausen.
Até agora, o polvo vidente acertou em todos os resultados da "Mannschaft". Começou por apostar na vitória sobre a Austrália (4-0), para logo a seguir prognosticar uma derrota frente à Sérvia (0-1). Ao terceiro palpite, este oráculo de oito braços previu novo sucesso da Alemanha frente ao Gana (1-0).
Ultrapassada a fase de grupos, apesar de ter ascendência inglesa, Paul não teve dúvidas em escolher de novo a Alemanha no confronto com Inglaterra. E fê-lo de forma tão rápida como se não tivesse dúvidas quanto à superioridade germânica.
Para os quartos-de-final, a opção de Paul voltou a recair na selecção alemã, em detrimento da da Argentina. Mas, desta vez, o polvo vidente demorou 45 minutos a anunciar ao mundo que apostava na equipa alemã. E mesmo depois de abrir a caixa, Paul ainda demorou a servir-se. Ou seja, Maradona e "sus muchachos" prometem ser um osso duro de roer. Ou sinal de que pode haver prolongamento e penáltis no dia 3 de Julho, na Cidade do Cabo.