Portugal tem equipa para competir a elevado nível tanto no habitual sistema "4x3x3" como no alternativo "4x4x2" e futebolistas capazes de, no Mundial2010, impor o ritmo que o interesse nacional pedir, garantiu hoje, sábado, Simão Sabrosa.
Corpo do artigo
"O modelo '4x3x3' é o que temos vindo a jogar há muitos anos, mas acredito que de um momento para o outro pode mudar. Temos trabalhado os dois sistemas. O seleccionador decidirá o mais apropriado para jogar em cada momento", frisou o futebolista.
A esse propósito, lembrou que a equipa tem elasticidade para se adaptar facilmente a uma nova exigência: "Temos jogadores que podem actuar em varias posições, pelo que a qualquer momento podemos mudar".
Mesmo assim, mais relevante do que o sistema será a capacidade de perceber o que o jogo precisa em determinado momento, como é que os atletas podem interpretar em campo as necessidades da equipa para garantir o sucesso.
"Importante é saber qual o ritmo adequado para cada momento do jogo. Temos atletas experientes que podem dar essa pausa ou maior velocidade ao jogo. Estamos preparados para isso", garantiu.
A concluir, foi mais específico: "Tudo depende do adversário, do jogo. Vamos ter jogos a ritmo bastante elevado e outros mais pousados. Temos jogadores para os dois métodos, para dar velocidade ou pausa, consoante o resultado. Para controlar mais a bola".