Se de alguma coisa valesse a oficialidade, por ser este o primeiro dia de campanha eleitoral, diríamos que Manuela Ferreira Leite começa nos Açores a corrida das legislativas.
Corpo do artigo
Mas a verdade é que o arranque foi a 30 de Agosto, na Universidade de Verão da JSD. Não por qualquer mudança no discurso, mas porque, logo aí, a líder passou a marcar na agenda pessoal o figurino que seguirá nas próximas duas semanas.
"Política de verdade" é o mote do programa eleitoral. Um lema que se adequa à imagem austera da candidata e ao modelo da campanha: se a verdade pressupõe esclarecimento, o esclarecimento implica menos espalhafato. A presidente do PSD rompe com a tradição: zero comícios; apenas dois ou três jantares abertos; sessões públicas diárias no ambiente controlado de espaços fechados; uma só acção de rua por dia. O PSD concorre para governar, isoladamente ou coligando-se à direita. Qualquer outro cenário será uma derrota. A estratégia é arriscada, mas ainda está por saber até que ponto uma campanha alegre dá mais dividendos.