<p>The National, Faith no More e Lily Allen são os nomes mais sonantes do cartaz deste ano do Festival do Sudoeste. A noite de hoje, quarta-feira, na Zambujeira do Mar é dedicada aos campistas e amanhã, quinta-feira, ouvem-se as primeiras bandas.</p>
Corpo do artigo
Este ano na 13.ª edição, o Festival do Sudoeste prolonga-se até domingo com dezenas de artistas, muito sol e muita lua na Herdade da Casa Branca, de novo com projectos para todos os gostos, incluindo o gosto pelo fado, já que Mariza também faz parte do programa, depois da bem acolhida experiência do ano passado com Camané. São esperados milhares de espectadores.
De regresso a Portugal, onde já participaram em vários festivais de Verão, incluindo o do Sudoeste alentejano, os norte-americanos The National actuam já amanhã (ver programa ao lado) no palco principal do evento. Os "indie rockers" formados em Nova Iorque sob a liderança de Matt Berninger lançaram o último álbum, "Boxer", em 2007, e esperase deles novo registo de originais já na próxima Primavera.
Estreante entre nós é Lily Allen, uma das grandes revelações da pop britânica dos últimos anos. Foi das primeiras artistas a aderir à divulgação em larga escala via Internet, através do Myspace, e hoje conta com dois CD: o primeiro, editado em 2006 sob o título "Alright, still", contém os êxitos "Smile", "Alfie" e "LDN"; o segundo, lançado no início deste ano, é "It's not me, it's you" e teve como primeiro single o tema "The fear".
Depois do decretado fim, em 1998, os Faith no More voltaram a juntar-se em palco em Junho passado, em Londres. O Sudoeste recebe a banda californiana no sábado, naquela que será uma das grandes noites do festival.
O grupo surgiu em 1981 mas só gravou o álbum de estreia quatro anos depois. A "We care a lot" seguiu-se "Introduce yourself", com o qual os Faith no More consolidaram o seu nome no meio musical. "Easy", nova versão para o clássico dos Commodores, foi um dos singles extraídos de "Angel dust", datado de 1992.
Entre as dezenas de artistas convidados para a edição 13 do festival estão também os Deolinda, banda de enorme sucesso que já chegou à dupla platina. Actuam depois de amanhã, na mesma noite e no mesmo palco a que sobe a fadista Mariza e no qual é também esperado o brasileiro Carlinhos Brown, um dos membros dos Tribalistas.
Pelo segundo ano consecutivo, também a música electrónica terá um espaço próprio no festival, que recebe os mais importantes DJ da cena actual, como é o caso de Miss Kittin & The Hacker. A dupla estará na Groovebox amanhã. Já o palco Positive Vibes continuará a dedicar-se às quentes sonoridades jamaicanas.
Hoje, o Festival do Sudoeste convida uma série de DJ para a noite de recepção ao campista, com início previsto para as 21 horas.