<p>José Sócrates acusou hoje, segunda-feira, em Beja, Manuela Ferreira Leite de ter uma visão "retrógrada e passadista". O líder do PS reagia às declarações da social-democrata que se manifestou "perplexa que haja um primeiro-ministro que considere que a defesa da independência económica do país seja um ataque baixo".</p>
Corpo do artigo
Às críticas do que o TGV é para servir os espanhóis "é um argumento rasteiro. Acusar o PS de falta patriotismo é alguma coisa de que já não estávamos habituados", disse José Sócrates. "É preciso recordar que estamos na Europa. Independência económica é igual a isolamento económico, atraso, pobreza e subdesenvolvimento", sublinhou.
Recorde-se que o ministro do Fomento espanhol afirmou hoje que Espanha avançará com a construção das linhas de TGV até Vigo e Badajoz independentemente de as obras avançarem ou não em Portugal. Por sua vez, o presidente do governo da Extremadura espanhola afirmou que a eventual suspensão do TGV por parte de Portugal abrirá uma grave crise entre os dois países.